28 de jan. de 2014

Cronograma capilar - PRODUTOS

     Pra quem ainda não leu o post sobre Cronograma Capilar e não sabe o que é, clique aqui. O post de hoje é pra desenvolver cada etapa do processo mostrando os produtos que eu uso.

     Uso shampoo e condicionador da Pantene sem sal. Adicionei monovim A e bepantol no shampoo e estou acompanhando os resultados.
Hidratação:
Máscara de hidratação da TRESemmé (proporciona hidratação profunda nas áreas mais danificadas, devolvendo a maciez e brilho de um cabelo bem tratado. Indicado para cabelos secos e danificados).

Potencializo a máscara de hidratação com ampolas de hidratação profunda, bepantol líquido e até mesmo óleos.

Bepantol puro: Colocar em um borrifador e aplicar sobre toda a extenção do cabelo ainda úmido após o shampoo, aguardar 10 minutos e aplicar máscara de hidratação por cima (aguarde o tempo indicado na máscara e remova)

Nutrição:
A nutrição do cabelo pode ser feita com máscaras que possuem em suas fórmula óleos naturais, potencializadas com ampolas ou com os próprios óleos.
Máscara de nutrição da Aneethun (promove tratamento instantâneo, nutre e regenera a fibra capilar, melhorando a textura e elasticidade dos fios).

Potencializo a minha máscara de hidratação com algumas ampolas. (Deixo no cabelo cerca de 30 minutos)

Faço umectação com o azeite extra virgem. Passo no cabelo seco evitando a raiz e deixo o máximo de tempo que posso, porque ao contrário das máscaras, os óleos não tem tempo limite pra ficar no cabelo, então quanto mais tempo melhor.
- É importante ressaltar que só servem óleos VEGETAIS! Óleos minerais, ou óleos vegetais que sejam misturados com óleos minerais/silicones/petrolatos/parafina não fazem bem ao cabelo.
Óleo de Rícino (mamona): Controla a oleosidade do couro cabeludo, e estimuda o crescimento dos cabelos, além de doar força. É um óleo muito forte, então tem que ter cautela ao usar. A consistência é meio ruim para espalhar nos fios e sua absorção não é tão fácil.
Óleo de Coco: Amacia, nutre e doa brilho aos fios. Penetra facilmente nos fios, sendo fácil a absorção dos nutrientes.
Misturar os óleos/ampolas também dão bons resultados, pelo menos comigo. Misturei extrato de bambu, manteiga de karitê, um poquinho do óleo de argan e azeite. Como são óleos, é importante ficar misturando/agitando o tempo todo para que fique uma mistura mais homogênea.


Reconstrução:
Máscara da Truss (rica em proteínas - sericina, creatina e cisteína - repara e trata profundamente os fios fragilizados, devolvendo brilho, maciez e vitalidade). Deixo no cabelo 15 minutos.

Potencializo a máscara de hidratação com ampolas de reconstrução e ceramidas (que fecham a cutícula do fio, importante para que o cabelo fique brilhante, fácil de pentear e de desembaraçar, além de manter toda a hidratação, nutrição e reconstrução dentro do fio)

     Queratina líquida da Brush (ideal para reestruturar os cabelos prejudicados por ações naturais (vento, sol e mar), mecânica (secador e prancha), e que necessitam de reconstrução intensa. Previne o ressecamento e recupera profundamente os fios danificados, evitando quebra, diminuindo a formação de pontas duplas, facilitando a escovação, proporcionando resistência, brilho e maciez. Sua fórmula contém: queratina, creatina e cisteína biofuncionalizada) Lavo o cabelo - de preferência com shampoo anti resíduos - e após enxaguar e tirar o excesso de água, aplico a queratina por todo o cabelo enluvando mecha a mecha, deixo 15 minutos, escovo e prancho duas vezes cada mecha. É importante pranchar o cabelo após o uso da queratina para que o produto entre no fio e as cutículas sejam fechadas.

- Uso também a queratina da Vitalcap e faço o mesmo processo, não tenho foto porque tive que trocar a embalagem.

P.S.: É possível notar que os cabelos ficam um pouco rígidos após o uso da queratina sem enxágue, o que é completamente normal já que a função da queratina é deixar os fios mais fortes e resistentes. Quando lavar novamente o cabelo já estará completamente normal. É importante lembrar que a queratina não pode ser usada toda semana, porque caso o cabelo fique rígido demais, vai acabar quebrando.


Esses são os produtos "fixos" do cronograma mas também existem modos alternativos que vou testar e de acordo o resultado que tiver, posto no blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário