22 de jan. de 2014

DIY: Cadernos personalizados

     Volta às aulas e começa a preocupação em relação ao material... Eu sempre comprava cadernos dos Simpsons, Paul Frank e outros desenhos assim mas acabei enjoando. Ano passado usei fichário e adorei, mas no final do ano ele ficou completamente destruído. Como não consegui achar um fichário legal pra usar esse ano, resolvi voltar aos cadernos e fazer algo diferente.

Materiais:
1 - Imagem em boa resolução em adesivo vinil
2 - Folha contact transparente
3 - Caderno comum 
4 - Alicate
5 - Régua
6 - Tesoura
7- Caneta

Primeiro passo: Com a ajuda do alicate, desentorte o arame do caderno e tente deixar na forma mais circular possível pra facilitar na hora de tirar. Depois comece a girar todo o comprimento do arame pra que ele possa sair do caderno.


Segundo passo: Tire a capa do caderno e separe as folhas restantes, você vai precisar de uma mesa/bancada com um bom espaço pra poder colar o adesivo.

Terceiro passo: Descole o adesivo e ponha sobre a capa um pouco acima de onde ela começa, porque você vai ter que virar as pontas pra dentro depois (é essencial imprimir o adesivo um pouco maior que a capa do caderno). Com a régua vá empurrando o adesivo e use a outra mão pra puxar o papel de baixo para descolar. A régua ajuda a não criar bolhas na capa, mas se mesmo assim isso acontecer, é só furar a bolha com uma agulha e empurrar com a unha e então todo o ar de dentro vai sair.


Quarto passo: Depois que o adesivo já estiver sobre a capa, vire e corte as pontas como mostra a imagem abaixo, depois ponha o adesivo pra dentro.


Quinto passo: Repita o mesmo processo anterior da régua com o folha contact para forrar a capa para que ela não estrague conforme o uso, já que o adesivo é sensível. Depois disso use uma caneta para refazer os furos da capa onde você vai passar o arame novamente.


Agora é só juntar as folhas, colocar o arame e o seu caderno está pronto! 
(Johnny Depp e Winona)


P.S.1: Não se esqueça de entortar o arame novamente para que ele não se solte das folhas

P.S.2: Se quiser, pode usar folha comum, mas terá que passar cola para que a folha fique bem fixa no caderno, e geralmente a cola acaba mudando a cor da imagem por causa da tinta da impressão, então vale mais a pena gastar um pouco mais com o adesivo e ter a imagem exatamente como você planejou.










Um comentário:

  1. Ai que foda! Eu personalizo meus cadernos também - bom, minha mãe é que fica com a parte trabalhosa, eu só pego a imagem mesmo. hsuahsua'

    ResponderExcluir