12 de dez. de 2014

Como clarear/escurecer a base


Com certeza vocês já tiveram esse problema de comprar uma base e perceber que ela é muito clara ou muito escura no rosto. Esse truque de testar na mão é bem falho e o certo mesmo é passar no rosto e comparar se também está compatível com o rosto! 
Foi pensando nisso foi que resolvi trazer essa dica super útil para que você possa corrigir a sua base de acordo o seu tom de pele e não sofrer mais com esse problema.

Você vai precisar de:
1- Qualquer base que você tenha costume de usar 


2- Protetor, de preferência os que são mais "secos" para que sua base não fique oleosa e derreta enquanto você estiver usando. Lembre-se que é importante você escolher um protetor consistente para que sua base não fique rala. Eu escolhi o da Vichy, mas acho que o Filtrum (que é outro que também gosto de usar), teria dado um resultado um pouco melhor! 


3- Uma sombra marrom opaca. Pode ser aquela sombra que você usa pra contorno ou até mesmo um pó alguns tons mais escuro que sua pele. 


4- Pincéis de base para fazer a mistura (o primeiro é chamado de "língua de gato" e o segundo, "kabuki"). 


5- Algum recipiente para realizar a mistura. Dê preferencia a algum lugar onde você possa guardar para usar depois. Eu usei essa tampa porque facilita na hora de vizualizar o processo! 

(As duas gotas são para as cores diferentes) 

- ESCURECER A BASE - 

1- Use uma pinça, tesoura ou até um grampo para raspar a sombra e fazer com que ela fique em pó, assim: 


2- Mescle os dois até que forme uma mistura homogênea 


- CLAREAR A BASE - 

1- Mescle o protetor com a base até que forme uma mistura homogênea. 


Resultado final: 


1- base escurecida 
2- base original 
3- base clareada 

Viram como a base clareada se aproxima mais do tom da minha pele do que a original? Ainda que seja um teste na mão, é possível observar a diferença. 

Algumas observações: 
• Eu não testei clarear a base com um pó mais claro porque eu não tinha um pó tão claro e além de ser mais acessível, o protetor era a coisa mais clara que eu tinha aqui. 
• Se a sua base for muuuito mais escura, é melhor que você compre um pó compacto super claro, repita o processo feito com a sombra e realize a mistura. Assim não corre o risco da sua base ficar com cobertura inferior ou mais rala. 
• Notei que a mistura feita com o protetor foi excelente em relação à deixar a pele sequinha! A mistura secou mais rápido do que a base original, apesar dela já ser bem seca. (Entre o BB Cream e Mary Kay, eu optei fazer a mistura com a base da Mary Kay). 

E aí, a dica foi útil? Espero ter ajudado! 



6 comentários: