29 de dez. de 2014

Como recuperar um tênis desbotado/manchado

Eu sempre tive medo de passar tinta em meus tênis e acabar fazendo besteira, mas dessa vez achei a situação tão critica que tomei coragem pra fazer sozinha. 



Tenho esse vans a 2 anos e meio, então ele já estava super desbotado. Como gosto muito dele, não quis me desfazer e tentei recuperá-lo. 

Isso funciona com qualquer cor de tênis, eu usei um tênis preto, mas se o seu é colorido, tente achar a cor mais próxima. 
Primeiro eu tirei o cadarço do tênis e passei durex na parte que eu não queria que a tinta pegasse. Tanto na parte inferior branca, como nas etiquetas com a marca do tênis. 


Feito isso, agora você só precisa de uma tinta de tecido da cor do tênis (eu escolhi acrilex) e um pincel pequeno, já que o meu tênis tem pequenos espaços que também precisam ser preenchidos, principalmente entre os buraquinhos de onde passa o cadarço. 
Passei a tinta por todo o tênis, logo depois tirei o durex e nas pequenas manchinhas que ficaram corrigi limpando apenas com cotonete e sabonete, saiu tudo da parte branca. Vale ressaltar que fiz esse procedimento logo após passar a tinta, então ela ainda não havia secado. 
Após secar, coloquei o cadarço e o resultado foi esse! 


Essa parte que parece mais clara em cima é apenas o brilho da tinta, já que eu ainda não lavei o tênis (pois só pode lavar após 72 horas, como diz na embalagem da tinta) e a luz está bem em cima. 
Em outras fotos mais distantes da luz, dá pra perceber como ele realmente está.



O tênis ficou super pretinho e pronto para uso! Não tenham medo de tentar recuperar seus sapatos antes de pensar em desfazer deles :) 

31 comentários:

  1. vou tentar fazer isso com o meu ta super desbotado,obg pela dica s2

    ResponderExcluir
  2. Olá! Adorei a dica. Meu vans também está beeeeeeeem surradinho e eu não quero me desfazer dele, chega a doer o coração só em pensar na possibilidade. Vou tentar fazer isso e postarei o resultado no meu blog, sei que vai dar certinho. Obrigada pela dica!

    http://relicariovasconcelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou! tente mesmo, espero que dê certo. Beijo

      Excluir
  3. Adorei a dica hahaha mas como você conseguiu deixar as linhas brancas???? Você pintou cuidadosamente ou a tinha não pegou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmmm, pintei com muito cuidado! usei um pincel super fino pra passar a tinta entre as linhas, você pode reparar que algumas acabaram manchando

      Excluir
  4. oiih adorei essa diga ! por um acaso tem que deixar o tenis pintado no sol para secar ??

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Como fez para n pintar a linha branca??

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Você acha que se eu passar aquela graxa de sapato (nugget) vai funcionar também? Meu vans é zerado, só que acabei lavando demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se esse método funciona para tecido.. Acho que a tinta de tecido dura mais, porque o nugget a gente passa em couro mas com o tempo tem que passar de novo

      Excluir
  9. Meu vans de preto ficou marrom por causa que eu deixei no sol ate o cadarço saiu a cor. Vou tentar aki c.c. valeu pela dica

    ResponderExcluir
  10. Meu vans de preto ficou marrom por causa que eu deixei no sol ate o cadarço saiu a cor. Vou tentar aki c.c. valeu pela dica

    ResponderExcluir
  11. Tenho um parecido, vou tentar também. Vou evitar comprar esse modelo, e ainda sendo preto. Achei que desbotou muito rápido

    ResponderExcluir
  12. As linhas da costura do vans continuam brancas?

    ResponderExcluir
  13. As linhas da costura do vans continuam brancas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu usei um pincel super fino para passar a tinta entre as duas linhas. É um daqueles de fazer detalhes na unha em desenho

      Excluir
  14. Tenho um vans todo preto, e a coloração está ficando desbotada, mas não quero passar tinta. Será que graxa resolve o problema?

    ResponderExcluir
  15. Tenho um vans todo preto, e a coloração está ficando desbotada, mas não quero passar tinta. Será que graxa resolve o problema?

    ResponderExcluir
  16. Tenho um vans todo preto, a coloração está ficando meio desbotada, mas não que o passar tinta. Será que graxa tipo nugget funciona?

    ResponderExcluir
  17. Tenho um vans todo preto, a coloração está ficando meio desbotada, mas não que o passar tinta. Será que graxa tipo nugget funciona?

    ResponderExcluir
  18. Mas vc colocou na panela com a tinta de roupa neh
    Mas o problema q ele se descola rápido

    ResponderExcluir
  19. Mas vc colocou na panela com a tinta de roupa neh
    Mas o problema q ele se descola rápido

    ResponderExcluir
  20. O meu é um Mormaii! Será q também dá? ��

    ResponderExcluir
  21. o meu tênis era rosa, aí foi lavado e colocado no sol 😒 e agora tá meio sem cor sabe?
    vc acha que presta?

    ResponderExcluir
  22. o meu tênis era rosa, aí foi lavado e colocado no sol 😒 e agora tá meio sem cor sabe?
    vc acha que presta?

    ResponderExcluir
  23. olá adorei! e quantas lavagens ele aguenta sem que desbote novamente?

    ResponderExcluir
  24. Muito boa a dica. Valeu mesmo!
    Muitíssimo obrigado!

    ResponderExcluir
  25. Pintei o meu também,em um usei a mesma tinta que você, mas no outro usei uma caneta para tecido, da mesma marca, Acrilex. Eu achei mais facil e não desbotou. O outro que usei tinta líquida começou a desbotar e fica com um aspeto estranho.

    ResponderExcluir