31 de mar. de 2015

Low Poo, No Poo e Co-wash: aprenda a técnica



Algumas pessoas acreditam que os sulfatos, substâncias encontradas na grande maioria dos shampoos – e responsáveis pela limpeza e quantidade de espuma dos mesmos, lavam não só a sujeira dos fios, mas também os óleos naturais e os lipídios do cabelo. Por conta disso foram criadas três técnicas que amenizam os males que esses produtos podem fazer ao nosso cabelo.
A prática de Low Poo, defende a utilização de shampoos com agentes de limpeza de caráter leve, que não agridem a fibra capilar. Substâncias como Betaína cocamidopropyl (Anfótero) e Sulfossuccinato de Sódio de Dioctilo, são mais leves, fazem menos espuma e proporcionam limpeza aos fios sem retirar a proteção natural do couro cabeludo. 
A técnica também defende a utilização de produtos que não contenham em sua fórmula Petrolatos (parafina líquida -óleo mineral-, vaselina). O uso constante de petrolatos deixa o cabelo pesado e mascara a saúde dos fios. É como usar uma chapinha em um cabelo ressecado: ele tem brilho e parece saudável, mas por dentro, carece de substâncias essenciais a sua saúde. Além disso, os petrolatos, criam uma barreira para a absorção de muitas substâncias presentes nos cosméticos.
No No poo,  é abolido o uso de shampoos, mesmo os de caráter mais leves. Sendo assim, além dos petrolatos, não utiliza qualquer produto (máscaras, leave-in, condicionadores) que contenham silicones insolúveis em água, pois estes só são retirados do cabelo com shampoo.  A lavagem, chamada co-wash é feita com condicionadores que não contenham silicones.  

Essas técnicas servem para qualquer tipo de cabelo, mas nos finos e naturais pode acabar pesando o fio. Geralmente são usadas apenas por quem tem cabelo cacheado ou com muita química

Silicones NÃO solúveis em água:

Amodimethicone 
Cetearyl methicone
Cetyl Dimethicone
Cyclomethicone
Cyclopentasiloxane
Dimethicone (presente na maioria tem dos cosméticos)
Dimethiconol
Dimethicone Crosspolymer
Vinyl Dimethicone Crosspolymer
Vinyl Dimethicone
Methicone Silsesquioxane Crosspolymer
Cetearyl Methicone
Cetyl Dimethicone
Behenoxy Dimethicone
Stearoxy Dimethicone
Stearyl Dimethicone
Trimethylsilylamodimethicone
Simethicone
Polydimethylsiloxane
Methicone
Phenyl Trimethicone
Dimethylpolysiloxane
Bis-Aminopropyl Dimethicone
OBS: Methylchloroisothiazolinone é um conservante com ação anti bactericida e fungicida apesar de ter o 'one' não é silicone.
propoxytetramethyl piperidinyl dimethicone (PTMPD)

Derivados de petróleo (Proibidos em no poo e low poo):

Petrolatum/petrolato
Mineral Oil/óleo mineral
Parafinum Liquid/parafina líquida
Vaselina
Isoparaffin


Com essa lista, agora você pode conferir em todos os seus produtos se há ou não a presença deles e caso você não tenha ideia de qual comprar, clique aqui e encontre uma lista com vários produtos permitidos. 

Para entender como lavar o cabelo com condicionador, escolhi esse vídeo para demonstrar. Essa menina usa a técnica há quase um ano e se dá muito bem! 

Estou intercalando entre co-wash e shampoo e estou gostando bastante do resultado. Em breve farei um post de resposta para contar minha experiência também! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário