14 de abr. de 2015

Como clarear o cabelo sem descolorante

Primeira aplicação do Soap cap para tirar tinta preta

  • Não deixem de ler o final do post onde eu coloco as observações mais importantes.

Cabelo com e sem tinta

- Soap cap

P.S.:É meio contraditório colocar o soap cap aqui, mas como o shampoo neutraliza bastante o efeito do descolorante e não estraga tanto então resolvi indicar. Nenhum dos outros métodos inclui descolorante além desse.
O soap cap é feito com água oxigenada, pó descolorante e shampoo. É mais conhecido como decapagem e é feito normalmente para tirar os resíduos de tinta sem clarear de fato os cabelos, para que depois o cabelo passe pelo processo de descoloração. (Mas pode ser feito com o intuito de clarear também). Prepare a mistura com ox de 30 volumes e pó descolorante da forma indicada na embalagem, depois de pronta a mistura, adicione a mesma quantidade de shampoo (1:1) e misture. Lave os cabelos com essa mistura duas vezes, deixando cada vez no mínimo 5 e no máximo 10 minutos.

Cabelo sem tinta/virgem

- Camomila

Para preparar o chá de camomila use uma panela esmaltada ou de vidro para o enxágue. Panelas de metal reagirão com a camomila e alterarão seu efeito clareador. Adicione uma xícara de flores de camomila ou chá para duas xícaras de água quente na panela. Deixe ferver suavemente por 30 minutos. Deixe esfriar em temperatura ambiente, antes de usar. Passe a camomila sempre que lavar o cabelo e deixe secar naturalmente, de preferência.

- Leite

O mais interessante do leite, é que além de clarear, tem um grande potencial em hidratar o cabelo então você consegue clarear sem estragar nem um pouco. Molhe os cabelos com leite e deixe secar no sol.

- Chá de casca de cebola

Tire toda a casca da cebola e com a quantidade de uma xícara cheia, faça o chá. Não se preocupe quanto ao cheiro porque a casca não tem cheiro algum! O chá de casca de cabola deve ser aplicado da mesma forma do chá de camomila

- Lightening Spray - John Frieda

Se você não acredita muito em receitas caseiras pode optar por esse spray que tem em sua composição ativos críticos e camomila. É ativado com a presença de calor (secador e chapinha) e também apresenta ótimos resultados.

Cabelo com tinta apenas

- Shampoo anti-resíduos

Lave o cabelo com o shampoo anti-resíduos duas vezes e na segunda aplicação use uma touca de alumínio por 5 minutos. Repita esse processo uma vez por semana e sempre seguido de uma hidratação, já que o shampoo anti-resíduos abre muito a cutícula dos fios, podendo dar um aspecto de ressecado.

- Dekap color

O dekap color é um produto que promete remover apenas a tinta do cabelo sem danificar os fios.
Muitas pessoas conseguiram obter resultado com o produto, assim como eu, e outras não. Por isso indico que você compre primeiro o da embalagem pequena e faça várias aplicações em uma mecha, se funcionar você compra o maior e continua usando. 

- Vitamina C

Eu conheci esse método com uma menina super engraçada (Laura) no youtube e achei super bacana principalmente pra quem usa tinta fantasia porque o efeito é mais rápido. Funciona também com tinta normal porém, assim como os outros métodos, demora mais de fazer resultado. 
Compre a vitamina C em pó e adicione ao shampoo (em uma vasilha grande de preferência porque pode transbordar pelo fato de ser efervescente). Caso a vitamina C esteja em tabletes, coloque em um saco plástico e amasse de 5 a 10 tabletes e amasse com pilão. Após misturar o shampoo e a vitamina C, aplique no cabelo e deixe de 10 a 15 minutos.
Caso você queira assistir o vídeo da Laura, clique aqui.


Observações:
1) Entre esses métodos eu já usei o shampoo anti-resíduos, o dekap color, o leite e o soap cap. Posso afirmar que todos eles funcionam muito bem por experiência própria, já os outros métodos foram selecionados depois de estudar cada um deles e perceber que são eficazes também.
2) Se o seu cabelo é virgem o processo será bem mais rápido do que o de alguém que tem tinta no cabelo, porém esses processos mostram resultados gradualmente. Você não ficará loira com apenas uma aplicação de camomila, por exemplo. É necessário várias aplicações.
Se o seu cabelo tem tinta preta, ele não ficará loiro. O máximo que pode chegar é à um tom meio alaranjado porém esses métodos não são descartados já que evitam o uso inicial com descolorante.
3) Cada cabelo reage de forma diferente à cada situação. Já vi algumas pessoas que não tiveram resultado algum com o dekap color, mas eu tive. Cabe à você testar cada método e observar qual vale mais a pena e dá mais resultado.
4) Para quem tem qualquer tinta no cabelo, preste atenção nessa dica: não comecem com descolorante, testem todos os métodos naturais, depois usem o dekap color, depois o soap cap para apenas no final usarem o descolorante puro. O processo é mais lento porém a chance de que ele continue saudável é muito maior.
5) Se você é loira e "chumbou" o cabelo com violeta genciana, keraton grafite ou qualquer outro tonalizante, aconselho que usem primeiro o shampoo anti-resíduos, depois a vitamina C e se ainda assim não limpar, faça soap cap.

3 comentários:

  1. Adorei o post, meu cabelo é loiro escuro natural e estava querendo clarear, mas estava com medo do descolorante quebra-lo, já que ele é muito frágil. Vou testar esses métodos ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. meu cabelo alem de preto ele tem quimica que é compativel a tinta..tem problema usar o soap cap por ele ter quimica de alisamento?

    ResponderExcluir