3 de mai. de 2016

Inspiração: box braids

Já estive aqui em outro post para falar de cabelos cacheados coloridos e hoje trouxe outra tendência afro que tem ganhado força no Brasil. São as box braids: tranças feitas com fios sintéticos, geralmente Jumbo ou Kanekalon.


Além de ser super estiloso, também ajuda aquelas meninas que estão em transição capilar, ou seja, abandonando a chapinha pra assumir o cabelo natural, seja ele crespo ou cacheado. Você pode usar por meses e só tirar quando o cabelo já tiver crescido o suficiente para cortar toda a química restante.
Essa técnica permite que você use qualquer cor de cabelo, e o melhor, sem precisar usar tinta alguma nos fios naturais, conservando-os saudáveis.
Uma das principais protagonistas desse estilo no Brasil é a Magá Moura, que está sempre inovando com cores e tamanhos as suas "trancinhas".


Quer conhecer mais a Magá e ficar por dentro das dicas sobre esse estilo de cabelo? Conheça o instagram e blog dela!

Como são feitas as box braids?
Para fazer você precisa ter no mínimo 5 centímetros de raiz, para que as tranças possam ficar bem firmes. O cabelo é trançado desde a raiz até as pontas, onde é feito o choque térmico com água quente e gelada para selar e evitar que a trança se desfaça com facilidade. 
Para trançar o cabelo todo, o procedimento pode chegar até a 8 horas, mas com esse resultado super bacana vale muito a pena!

Estraga o cabelo?
Não, muito pelo contrário. As box braids ajudam a manter o cabelo "guardado" sem contato direto com os poluidores atmosféricos. Entretanto, caso o cabelo esteja muito danificado com químicas anteriores, é possível que ele quebre. Em outro caso, se o cabelo for deixado muito tempo sem manutenção, os fios que caem naturalmente começam a embaraçar por estarem presos e a trança perde a estrutura, danificando o fio.

Como funciona a manutenção?
É recomendado que a manutenção seja feita uma vez por mês e no máximo em 3 meses, depois disso o cabelo pode ser danificado. 

Como lavar e hidratar?
Tenha cautela nessa etapa. Para lavar é tranquilo, basta diluir um pouco de shampoo na água, aplicar na raiz, e o resto que escorrer para o comprimento já é suficiente para remover as impurezas. Entretanto, é preciso ter cuidado na hora de hidratar. Cabelos mais crespos tendem a segurar mais firmemente a trança, mas os mais lisos correm o risco de que os fios sintéticos escorram com a hidratação. Por isso, dê preferência a hidratação quando fizer a manutenção e após as lavagens mantenha-o com um pouco de leave-in.

Cuidado extra:
Para dormir, use um lenço ou touca que cubra os fios, evitando assim o atrito direto com o travesseiro e o consequente frizz.

Além das cores e tamanhos variados, você também pode inovar fazendo penteados diferentes, adicionando anéis metálicos ou acessórios.


Box braids não são realmente uma novidade, bombaram muito nos anos 90, mas agora voltaram com uma gama de cores e formas diferentes de serem usadas! E quando se trata de mudar o visual, pode saber que já curto muito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário